Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 14 de abril de 2024

Faz hoje 53 anos:

Que por volta das dezanove horas me despedi da minha mãe e meus irmãos com a finalidade de ir para a Estação de Caminhos de Ferro, de Campanhã, acompanhado pelo meu pai, António “Vasco”, seu pai, na viatura de aluguer (Carro de Praça).
Tanto na despedida dos meus familiares e na despedida de Freamunde deu-me para matutar se não seria aquela a última vez que os via. Sim! Quem partia – dezassete de Abril – para a guerrilha ultramarina, no meu caso Angola, não sabia qual ia ser o seu futuro. Se ia regressar “vivinho da silva ou dentro de um caixote de madeira”.
Certo, certo é que se chegou a Campanhã e era o mar de gente. Uns que partiam outros para se despedirem. Chegado o anúncio pela aparelhagem sonora da Estação para darmos entrada no Comboio só me restava despedir do meu tio e dar um abraço de despedida ao meu pai. Nesse momento brotei uma lágrima e senti umas quantas na face de meu pai.
Hoje passados estes anos dá-me revolta de ver pessoas a clamar por esse tempo. Certamente não sabem o sacrifício e sofrimento porque passávamos.
De hoje a onze dias comemora-se o Vinte de Abril e eu bem digo esta data. Tenho irmãos do sexo masculino, o a seguir a mim, faz diferença de treze anos. Pensava se não ia ver os meus irmãos e meus pais mais uma vez com lágrimas nos olhos.

Manuel Pacheco 

Sem comentários:

Enviar um comentário