A perda de combatentes ucranianos e o êxodo de refugiados são hemorrágicos, os gastos em armamento são diabólicos, a economia europeia definha enquanto a russa prospera, os eua comportam-se como estado terrorista e a Europa como vassala, o jornalismo ocidental mostra-se perdido e disposto a sacrificar todo e qualquer facto. Eis alguns pontos que o ilustram:
Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
A guerra na Ucrânia faz um ano e o balanço é negro. Breu:
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, declarou a 13 de fevereiro que o gasto de munições na Ucrânia é superior à capacidade de produção da indústria ocidental: Parece que não é na Rússia que os arsenais estão vazios.
No relatório com as previsões globais para 2023, o FMI estima que o "tecto" imposto pelo G7 ao preço do petróleo russo "não é expectável que tenha impacto significativo". Também prevê que a economia russa tenha um crescimento modesto em 2023", ao qual se seguirá um crescimento já significativo em 2024 (2,1%). Isto é, o FMI acredita que a economia russa cresça mais em 2023 (0,3%) do que a alemã (0,1%) e apresente uma performance melhor que a do Reino Unido (contracção de 0,6%). Por fim, perspectiva que UE vai sofrer dificuldades extra como a
redução do fornecimento do gás russo.
Um jornalista de investigação com um Pulitzer e uma fulgurante carreira, Seymour Hersh, outrora tido como a “consciência dos EUA”, revelou como Biden ficará para história como terrorista, já que foi o promotor do bombardeamento dos North Streams.
A pedido do Presidente dos EUA, mergulhadores americanos, apoiados pela NATO e pela Marinha norueguesa, plantaram dispositivos explosivos controlados à distância perto de gasodutos no Mar Báltico e depois detonaram-nos.
A lista é extensa. Paz. Por favor pugnem pela paz. Fica o final da Ode da Natália Correia:
“Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra, Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História, deixa passar a Vida.”
Joana Amaral Dias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário