Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

A guerra na Ucrânia faz um ano e o balanço é negro. Breu:

A perda de combatentes ucranianos e o êxodo de refugiados são hemorrágicos, os gastos em armamento são diabólicos, a economia europeia definha enquanto a russa prospera, os eua comportam-se como estado terrorista e a Europa como vassala, o jornalismo ocidental mostra-se perdido e disposto a sacrificar todo e qualquer facto. Eis alguns pontos que o ilustram:

👉🏻
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, declarou a 13 de fevereiro que o gasto de munições na Ucrânia é superior à capacidade de produção da indústria ocidental: Parece que não é na Rússia que os arsenais estão vazios.
👉🏻
No relatório com as previsões globais para 2023, o FMI estima que o "tecto" imposto pelo G7 ao preço do petróleo russo "não é expectável que tenha impacto significativo". Também prevê que a economia russa tenha um crescimento modesto em 2023", ao qual se seguirá um crescimento já significativo em 2024 (2,1%). Isto é, o FMI acredita que a economia russa cresça mais em 2023 (0,3%) do que a alemã (0,1%) e apresente uma performance melhor que a do Reino Unido (contracção de 0,6%). Por fim, perspectiva que UE vai sofrer dificuldades extra como a
redução do fornecimento do gás russo.
👉🏻
Um jornalista de investigação com um Pulitzer e uma fulgurante carreira, Seymour Hersh, outrora tido como a “consciência dos EUA”, revelou como Biden ficará para história como terrorista, já que foi o promotor do bombardeamento dos North Streams.
A pedido do Presidente dos EUA, mergulhadores americanos, apoiados pela NATO e pela Marinha norueguesa, plantaram dispositivos explosivos controlados à distância perto de gasodutos no Mar Báltico e depois detonaram-nos.
A lista é extensa. Paz. Por favor pugnem pela paz. Fica o final da Ode da Natália Correia:
“Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra, Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História, deixa passar a Vida.”
Joana Amaral Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário