Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Os Estados Unidos:

Que como se sabe criaram a Al Qaeda com dinheiro do tráfico de droga para combater a URSS na guerra do Afeganistão (1979-1989) e são na verdade o maior fomentador do terrorismo mundial e o único verdadeiro Estado terrorista, decidiram que Al-Zawahiri já excedeu o seu tempo de vida útil e se tornou activo descartável.

Quando um CEO de uma qualquer empresa regular deixa de ter utilidade ou a confiança dos accionistas, ele é dispensado, recebe um louvor, uma boa indemnização, discursos de agradecimento, etc. Tratando-se de um quadro superior de uma rede terrorista a soldo dos americanos, leva com dois Hellfire R9X na tromba. É um procedimento diferente.

A história não parece mais uma vez muito credível, mas Pepe Escobar, que como comentador da TV iraniana tem acesso a informação privilegiada, confirma a acção num dos seus textos recentes. O drone executor teria percorrido o território paquistanês com a autorização deste Estado e sido depois orientado por um agente no terreno para chegar ao local no momento oportuno.

É sempre recomendável desconfiar por princípio destas notícias emanadas da fábrica de mentiras que é a propaganda americana, autora de “pérolas” como as “armas de destruição massiva” de Saddam, as “revoluções coloridas totalmente espontâneas” que amiúde brotam do nada nos países de que eles não gostam ou a execução “in loco” de Bin Laden cujo corpo nunca foi apresentado. E muito provavelmente, as famosas viagens à Lua com a tecnologia dos anos 60 do século passado.

William Casey, ex-chefe da CIA, disse uma vez: “Sabemos que o nosso projecto de desinformação estará completo quando tudo aquilo em que o público dos EUA acredita for falso”. Ele arrependeu-se desse lapso, como reconheceu mais tarde. “Toda a gente de vez em quando fala mais do que deveria”. Isso foi pouco antes de sua morte conveniente na véspera do depoimento que tinha agendado no Congresso sobre seu envolvimento no caso Irão – Contras.

Enfim, com o passar do tempo a Al Qaeda tornou-se no Afeganistão um rival do ISIS, ou Daesh, outra organização criminosa criada pelos americanos depois da invasão do Iraque com base nos sobreviventes do antigo exército sunita de Saddam, e que eles parecem agora preferir. Provavelmente é também por aí que podemos entender melhor esta original “notificação de despedimento” entregue no domicílio.

Os próprios Talibãs não devem ter ficado muito aborrecidos e receberam 40 milhões de dólares de indemnização pela acção militar completamente ilegal, mais uma, desencadeada no seu território, como “ajuda humanitária”. Uma pequena parte das divisas que o anterior governo fantoche tinha no exterior e que lhes foram roubadas.

Tenho que ver se não me esqueço de derramar uma lágrima de crocodilo por este verme quando não tiver mais nada para fazer. De resto, nada de especial aqui.

José Neto

Num comentário no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário