Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

A guerra na Ucrânia é uma farsa, desde o início, das provocações dos EUA que provocaram a invasão russa:

É uma farsa com vários episódios, desde logo com a escolha dos atores, o cómico Zelenski à frente do elenco (que entretanto tem sofrido purgas).
Existe, é claro uma tragédia, a tragédia dos inocentes ucranianos comuns, envolvidos numa farsa que os ultrapassava e que tem sido apresentada como uma luta dos Bons (os EUA, a NATO e os oligarcas ucranianos) contra os Maus, os russos. A comunicação de massas tem utilizado de forma repugnante essas pobres pessoas perdidas numa guerra que não entendem e que não escolheram para imagens e cenas de exploração de emoções.
As sanções impostas pelos EUA à Rússia estão a dar o resultado já visível na Europa: inflação, decrescimento económico, desvalorização do Euro, fortalecimento do dólar no espaço que ainda domina, alteração de alianças estratégicas, valorização do triângulo de poder Rússia-China-Índia.
Os cereais da Ucrânia (uma pequena percentagem dos cereais no mercado) serviu de cavalo de batalha para o Ocidente (os EUA) mostrar o lado tenebroso e diabólico da Rússia, que queria matar os povos do 3º Mundo à fome.
O 3º Mundo, com esta recusa do Líbano, esfregou as falácias do Ocidente nas suas fuças! O 3º Mundo, que o Ocidente queria ajudar a atravessar a estrada, como na anedota dos escuteiros que queriam ajudar a velhinha, gozou com o Ocidente e os abutres disfarçados de irmãs da caridade: Tinham comprado os cereais há 5 meses, agora o Ocidente que meta os cereais onde lhe der jeito!
Foi isso e é isso que o Terceiro Mundo disse ao Ocidente, que ainda se toma como o centro do Mundo.
Parece que os cereais para o Terceiro Mundo têm continuado a ser vendidos pela Rússia e pelos outros grandes produtores.
É evidente que os Estados Unidos, que apareciam como as fadas boas com as ofertas feitas em nome das agências da ONU, viram borrada a imagem de caridade evangélica que gostam de cultivar.

Se calhar a boa solução era dar o milho aos pombos da paz, se os houvesse, em vez de falcões que fazem da guerra um negócio. Este parece que está a correr mal.

Carlos Matos Gomes 

Sem comentários:

Enviar um comentário