Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 2 de junho de 2019

Aniversário:

Foi no dia 2 de Junho de 1969, uma segunda-feira, que no Lugar da Bouça, lugar ermo e feio para aquela época, que uma mulher, naquele tempo quem era humilde não era tratada por senhora, ao contrário de hoje e, como estava escrevendo, deu à luz, não a da electricidade, naquele lugar nem pública nem doméstica existia, portanto não se podia dar à luz que é o mesmo que dizer ao interruptor mas sim dar à luz um rebento porque essa luz foi durante a parte da tarde.
Hoje qualquer mulher não dá à luz com a idade de 45 anos. Teme-se mais pela vida da parturiente. Quando isso acontece regra geral é feita uma cesariana. Coisa rara para época. Também as mulheres daquele tempo estavam mais preparadas porque era um filho fora e outro dentro. Dizem que era por causa do abono de família que ajudava no equilíbrio orçamental mensal, outros, que era por causa do planeamento familiar andar arredado da informação dos casais mais humildes. De uma coisa ou outra era.
Mas o lugar da Bouça, como disse era ermo e feio, com poucos habitantes e como não tinha luz eléctrica, já referido acima, portanto não se podia ter televisão, aliás, chegada a Portugal antes uns anos, a vida era dura e de poucos ganhos, o que levava os homens, principalmente estes, as mulheres, não digo senhoras, força do hábito, o que levava os casais a irem para o leito demasiado cedo.
Havia terras em que o número de partos eram bastantes. O que levou a haver uns sensos sobre a natalidade e que se veio a apurar que era derivado ao comboio e à hora da passagem do mesmo. Passo a explicar: passava pela volta das 7 horas da manhã. Como os homens começavam a laborar às 8 para adormecer era tarde para levantar era cedo. Nesse entretanto algo era feito.
Mas como o lugar da Bouça não era abrangido pelo comboio nada disso acontecia. Talvez fosse o facto de as casas não serem possuidoras de televisão. Certo certo é que nesse dia 2 de Junho de 1969 a Bouça foi presenteada com mais um habitante.
Não sei quem ficou a ganhar mais. Se foi o lugar da Bouça ou esse novo habitante? Quanto a mim foi o lugar da Bouça!
Porque a minha irmã, é dela que se trata, superava o lugar da Bouça em beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário