Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Saudades:

Há muito tempo que estou ausente de Freamunde. Vai quase para dois meses. Saudades é evidentemente que as tenho. Mas julgo eu, qualquer Freamundense estando ausente uns dias e, sem ouvir o sino da Igreja Matriz, fica desesperado. Dê ele as badaladas a anunciar as horas ou para anunciar a celebração da Missa ja que as Santíssima Trindades estão fora de moda.

Não ir ao Café das Sebastianas tomar um café e de seguida ver o jogo de sueca que ali é habitual, pelo menos de segunda a sexta-feira e,  nao ouvir os desaforos dos contendores também faz saudades. De qualquer maneira a viagem de regresso está próxima.

Com isto não quero dizer que não estou a gostar de Saint Étienne. Gosto! É uma cidade airosa, limpa e com bom ambiente. Refiro-me ao ambiente diurno. Do nocturno pouco ou nada tenho desfrutado. As noites são frias. A parte diurna também o tem sido. Por isso o ficar em casa seja o melhor remédio.

Tenho assistido às manifestações dos coletes amarelos (gilets jaunes) aqui em Saint Étienne. Têm sido mais pacíficas que as de Paris. Embora também haja bens públicos assim como privados danificados. Não entendo como há instintos desta natureza. Dizem os conerciantes que é para roubar.

Também não compreendo o estarem a invadir a linha do Tram (Metro de superfície em Portugal). Só prejudicam a população. Especialmente a mais idosa e a estudantil. De salientar que é um meio de transporte que transporta para cima de oitenta mil passageiros, dia.

Numa dessas manifestações vi um grupo de jovens estudantes com cerca de catorze anos também a manifestar-se pondo-se na linha do Tram e não deixando este seguir viagem. O que mais me "impressionou" é que eram acompanhados pela Polícia. 

Se fosse em Portugal aposto dobrado contra singelo em que eram detidos, levados para o Posto de Polícia, os seus pais avisados para ali comparecerem, pois os mesmos eram menores (inimputáveis) e pagar pelos seus desmandos.

Mas como estamos no Pais da Liberdade, Igualdade e Fraternidade essas coisas não acontecem. 


Sem comentários:

Enviar um comentário