Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

O ano:

Começa sempre no dia um de Janeiro e acaba a trinta e um de Dezembro. Nada mais matemático. Este começou bem embora diferente da maioria dos que tenho passado. E, já os passei, dois em Angola, há quase cinquenta anos, e três na Ilha da Madeira há cerca de vinte. Mas este de dois mil e dezanove foi uma hora mais cedo. 
Não foi porque o meu relógio - aliás nem o uso, desde que tenho telemóvel não preciso e assim escuso de andar com o pulso ornamentado - andasse adiantado, mas sim por estar noutro País e sujeito a novo fuso horário. 
O País é o mais democrático do Mundo. Não fosse considerado pelos seguintes simbolos: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Como estava a descrever sobre o ano de dois mil e dezoito ele foi passado - virado como dizem os Brasileiros - na bonita e agradável cidade - Ville - de Saint Etienne. 
Disse "bonita, agradável" e agora acrescento calma, tirando as manifestações dos coletes amarelos (gilets jaunes). 
Não é a primeira vez que aqui me encontro mas numa passagem de ano sim. Foi uma passagem igual a muitas que tenho passado em Portugal - Freamunde. 
Não sou exorbitante. Por isso remeto-me sempre ao aconchego do lar.Também aqui em Saint Etienne a vida nocturna é diferente. 
Os Estabelecimentos comerciais - Cafés e afins - às vinte e duas horas estão encerrados. 
A minha carteira não anda recheada para poder ir para os Clubes nocturnos ou Casino dar largas à alegria e assim mostrar a minha exorbitância.
Mas também sou apologista de: boa romaria faz quem em sua casa está em paz.
E, assim foi passado - virado - o ano de dois mil e dezoito. 
Que o de dois mil e dezanove seja melhor. Se não for pelo menos igual. 

Sem comentários:

Enviar um comentário