Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 14 de julho de 2017

O ferro-velho de Tancos:

(João Quadros, In Jornal de Negócios, 14/07/2017)
quadros

(Devo confessar que começo sempre bem os fim de semana, porque me rio à brava com as crónicas do João Quadros. Mas nesta, o homem excedeu-se. Está divinal. A não perder.
Estátua de Sal, 14/07/2017)

Depois de o especialista em coisas com balas, Nuno Rogeiro, ter dito que o assalto a Tancos era o mais grave roubo de armas desde as Guerras do Ópio de 1860, o CEMGFA, Pina Monteiro, revelou que o valor do material roubado ronda os 34 mil euros e que os lança-foguetes roubados não devem poder ser usados porque eram material destinado para abate. O “não devem ser usados” é um aviso aos ladrões, não vão eles tentar usar aquilo e magoarem-se. Ainda queriam que o Costa viesse de férias por causa de 34 mil euros em fisgas para canários. Fazendo as contas, o maior prejuízo foi a rede.
No fundo, roubaram o equivalente a dez viagens ao Euro 2016. Se as armas roubadas não funcionavam, se calhar eram lança-rockets do SIRESP. Faz-me confusão tanto trabalho para roubar 34 mil euros em armas que não funcionam. Vai ter de haver demissões entre os criminosos. Se o CEMGFA diz que o valor do material roubado ronda os 34 mil euros, mais valia terem roubado o carro do general.
Se “os lança-foguetes roubados não devem poder ser usados porque eram material destinado para abate”, se calhar, roubaram para fazer candeeiros. Começo a ficar convencido de que, afinal, as espadas que os oficiais iam entregar ao Presidente da República eram de plástico.
António Costa, depois da reunião com a tropa toda, veio dizer que, do roubo de material de guerra de Tancos, foram retirados ensinamentos. Já não bastava as armas, ainda retiraram ensinamentos. O pior é que, normalmente, em Portugal, os ensinamentos retirados acabam por nunca ser usados e vão para abate. Diz o PM que as armas roubadas não representam perigo para a Segurança Interna – qual segurança interna?! A que usa munição falsa para proteger um paiol de lança-rockets que não funcionam?! Eu acho um claro exagero chamar paiol àquilo.
No fundo, Costa veio dizer que, afinal, as armas eram de louro prensado e temos um Chefe das Forças Armadas que diz que o furto em Tancos “foi um soco no estômago”. Foi um soco no estômago – foi o que disse o meu primo quando a namorada acabou com ele. Se o Chefe das forças Armadas considera o assalto a Tancos um soco no estômago, se houver um ataque terrorista, vai sentir o quê?! “Foi como se estivesse a ter dores de parto.” “Foi como se tivesse uma pontada no pipi.”
Conclusão de toda esta baralhada: afinal, foi a austeridade que nos safou ou, a esta hora, os criminosos teriam gamado armas que funcionavam e estávamos todos em perigo. É por estas, e outras, que a Merkel merece o Nobel da Paz.

TOP 5

Sucata

1. Passos copiou discurso do Facebook do seu ex-ministro Poiares Maduro – Cristas copiou o seu discurso do Facebook de Maria Vieira.
2. A filha da Carolina Patrocínio causa escândalo nas redes sociais – Se a PSP apanha a filha da Carolina Patrocínio com aquele bronze, dá-lhe uma sova.
3. Vaticano proíbe hóstias sem glúten – E crucifixos de quinoa.
4. O rei de Espanha teve 5000 amantes – Parou nas 5000. Ao menos mais 5, para fazer capicua.
5. Poiares Maduro já confirmou à RTP que Passos lhe pediu para utilizar umas frases de uma publicação no Facebook – Copiar um discurso sobre o estado da nação é o cúmulo da austeridade. Passos foi ao paiol do Poiares.
Do blogue (Estátua de Sal)

Sem comentários:

Enviar um comentário