Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 19 de março de 2017

Não é todos os anos que se faz oitenta e quatro anos:

Nem a maioria dos clubes de futebol português têm esse dom. É preciso muito esforço, muito trabalho e dedicação. Em Freamunde não faltam esses carismas. Por isso hoje é meu dever e julgo de todos os Freamundenses de homenagear todos aqueles que contribuíram para esta realidade. Desde os seus fundadores passando por dirigentes, treinadores, jogadores, funcionários e sócios. É que sem estas pessoas o Sport Clube de Freamunde não era uma realidade.


Nasceu (foi fundado) no dia dezanove de Março de mil novecentos e trinta e três não sei se já se celebrava o dia do Pai. Sei que nesse mesmo dia era celebrado no centro de Freamunde, o dia de S. José, uma pequena festa que juntava próximo da Associação dos Socorros Mútuos Freamundenses – que faz hoje cento e vinte e seis anos – lavradores com o seu gado bovino para uma inspecção sanitária e para concurso do melhor animal. Portanto neste dia não faltavam eventos em Freamunde como é seu apanágio.

Mas é do nascimento do Sport Clube de Freamunde que aqui me traz. Quando se nasce nasce-se nu. Foi assim com o Sport Clube de Freamunde. Aos poucos e poucos começou a angariar, fruto dos seus fundadores, instalações, jogadores, equipamentos que eram rudimentares, como bolas, chuteiras, camisolas, calções e meias e carregados dentro de sacos de sarapilheira lá se ia para os prélios fora de casa. A maioria das vezes a pé ou numa boleia de automóvel que naquele tempo era um artigo raro. Mas com muito sacrifício tudo era resolvido.

Os dias, os meses e os anos foram passando e o Sport Clube de Freamunde chegou à bonita idade de oitenta e quatro anos. Neste momento atravessa uma grave crise financeira e de resultados o que me leva a temer o pior. Mas seja o que vier cá estaremos para todos os anos celebrarmos mais um. Por isso foi com alegria que hoje ouvi estralejar as oitenta e quatro bombas de foguete.

Como disse espero para o ano ouvir as oitenta e cinco bombas de foguete que é sinal que tanto o Sport Clube de Freamunde como eu somos vivos.


Parabéns Sport Clube de Freamunde.    

Sem comentários:

Enviar um comentário