Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Assim, sim:

Estes dias quando consultava o Facebook, deparei com uma reportagem de um canal brasileiro, sobre o concelho de Paços de Ferreira. Quando assim é tenho um cuidado especial para analisar o que se diz sobre ele. É que na maioria das vezes as freguesias que o compõem são tidas como se fizessem parte da cidade de Paços de Ferreira. Já me insurgi várias vezes sobre isso por que sou adepto que cada freguesia tem o seu lugar próprio. Seja grande ou pequena.
Se as inventaram é para serem faladas e não contidas numa cidade qualquer. Já bastou o que fizeram com a Ex- freguesia de Modelos e com a aglutinação de Frazão - Arreigada e Sanfins - Codeços - Lamoso.
Mas sobre a dita reportagem ela começou em Paços de Ferreira e estendeu-se por Freamunde, Ferreira e Sanfins-Codeços-Lamoso. Aqui faço este reparo que como disse atrás, agora estão aglutinadas e quando se quer falar de uma não é como o ano passado que as individualizávamos.
Quem serviu de guia para falar sobre o concelho, aqui refiro concelho, porque o entrevistador desconhecia como o concelho é composto. Julgava que estava a fazer uma reportagem à cidade de Paços de Ferreira. Mas não. Aqui, e bem, foi chamado à razão pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Barbosa.
Ao contrário de certas intervenções aqui em Freamunde em que se referia a nós como pacenses, tendo sido chamado à razão para essa gralha. Por mim por mais que uma vez. Sendo a última vez no Auditório Fernando Santos sobre a comemoração de algo. É que gostamos que as coisas sejam tratadas como deve ser, ou seja, dar a César o que é de César. Mas aqui não.
 Notou-se logo a preocupação de Paulo Barbosa de dar a César o que é dele. Só lhe fica bem. Pôs em destaque o que é a gente de Freamunde e a sua juventude. Falou da cultura onde referiu as várias associações que laboram a troco de nada para que Freamunde seja cada vez mais falado. Das Sebastianas onde fez um convite para esse canal vir fazer uma reportagem sobre elas e deparar como umas das festas melhores do mundo. Isto dito por ele.
Depois fez um convite aos elementos que compunham a reportagem para saborearam o Capão à Freamunde. No almoço os convivas não se cansaram de elogiar o repasto. Em Sanfins-Codeços-Lamoso mostrou-lhes o Museu e a Citânia de Sanfins. Passou para o Mosteiro de Ferreira onde se pôde admirar o secular Mosteiro de Ferreira.
Vi toda a reportagem e gostei do que vi. Julgo que no Brasil também gostaram. Não faltam Freamundenses e Pacenses por aquelas bandas e gostam de vez em quando saber algo sobre a sua terra.
Por isso só me resta agradecer a Paulo Barbosa por que é disto que o concelho precisa. Pode crer que a continuarem assim só amealham respeito e consideração dos munícipes. Por isso o nome com que intitulei este texto: Assim, sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário