Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 6 de julho de 2014

Há coisas que custam ouvir:

Mas ouve-se. E são casos para nos deixar preocupados. Corre à boca cheia que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem intenções de encerrar a piscina municipal de Freamunde. Dizem para poupar dinheiro. Mas será que Freamunde tem de servir sempre de cobaia! Quando é preciso cortar em algo, Freamunde é logo apontado. Será que nas outras freguesias que compõem o concelho se passa o mesmo? Será que só dá prejuízo a piscina de Freamunde? Já com o votar abaixo das Lojinhas no centro cívico de Freamunde e o Lago não serviu de exemplo para mostrar como a Câmara Municipal de Paços de Ferreira despreza Freamunde. Julgava eu que era só a outra “senhora”.
Porque não fazer um estudo e ver o que dá mais prejuízo? Se a piscina de Freamunde ou a de Paços de Ferreira. É que assim é malhar sempre nos mesmos. Já aborrece. E… senhor Presidente da Câmara não “brinque” com a gente de Freamunde. Olhe que são do antes quebrar do que torcer.
 E o senhor na campanha eleitoral prometeu benefícios para Freamunde e não o seu contrário. Tenha em atenção que quem o ajudou a ser eleito também o sabe fazer destituir do cargo. Não nos queira pôr à prova. Somos humildes mas não gostamos que brinquem connosco.
Praticamente, tudo o que existe em Freamunde, devemos a Freamundenses que tudo fizeram para Freamunde ser o que é hoje. Na indústria, no comércio, na educação, na cultura, no desporto e mais várias coisas. Se somos o que somos a nós o devemos. Há muito que estamos adormecidos mas não abuse do nosso adormecimento.
Olhe que há vários anos, o senhor devia de ser criança, os sinos da igreja matriz, capelas de S. Francisco e S. António, tocaram a rebate por nos quererem tirar os CTT. E… olhe que a população de Freamunde compareceu ali em peso o que evitou tal retirada. Não queira passar por esse vexame.
E, aqui faço um apelo aos que compõem a junta de freguesia na pessoa da senhora presidente para que caso isso aconteça ponha o seu lugar à disposição do senhor Presidente da Câmara. Não aceite que brinquem com os Freamundenses. Se isso acontecer pode crer que tem a admiração dos Freamundenses. E se numas eleições posteriores concorrer como independente de certeza que tem uma maioria absoluta.
Se for para poupar dinheiro tenha o mesmo procedimento com a piscina de Paços de Ferreira. Se assim for certamente tem a compreensão dos Freamundenses. É que nós somos favoráveis ao comem todos ou não há moralidade.
Também sabemos que na sua vereação há quem não goste de nós. Temos verificado aqui em palestras que se refere a Freamunde como sendo Paços de Ferreira. O que com o senhor presidente não acontece. Quando vamos para algum lado devemos saber como, quando e porquê.
Quem me lê pode pensar que sou fanático por Freamunde. Nada disso. Sou frontal e digo o que muitos Freamundenses gostavam de dizer. Não me importo de criar inimizades. O que me interessa é velar por Freamunde. Não tenho muito por onde mas no que posso faço-o com sinceridade.
Por isso senhor Presidente da Câmara, Humberto Brito, antes de tomar qualquer decisão sobre o encerramento das piscinas de Freamunde, pense e repense. E tenha sempre em atenção quem é frontal com o senhor.
E termino com versos de António Rodela sobre;



Bairristas de Freamunde

Sou filho da semente das noitadas
e cheiro ao galinhaço dos capões
atiro mel às novas gerações
para que elas me sigam as peugadas!

Dizem que ser bairrista é doentio
sendo assim considerem-me um doente,
porque eu amo esta terra e esta gente
e tenho frio se ela tiver frio!

Minha mãe onde estiver se me ouvir,
obrigado por cá me vir parir!
Que este poema vá ser o mensageiro

desta minha alegria, grande amor,
e a transformar-se venha numa flor
do tamanho de Freamunde inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário