Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dizem que neste Mundo se recebe conforme se dá:

Julgo, ou quase que tenho a certeza, que não é assim. Se assim fosse, dado o que Freamunde tem contribuído para a cultura concelhia e nacional, há muito, que era possuidor de uma casa de espectáculos digna das suas associações culturais e recreativas.
Desde a Associação Musical que brevemente sobre a sua carcaça conta com cento e noventa e um anos de idade; Sport Clube Freamunde que fez oitenta em Março; Grupo Teatral Freamundense também faz brevemente cinquenta; Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós com doze de existência e vários grupos de cultura entre eles: Grupo de Teatro, Castanholas, Repercussão, Laços de Nós, Poesia, Big Band e outros. Festas em honra de S. António, Santa Luzia, Senhora da Conceição e Mártir S. Sebastião. Várias colectividades como: Caça e Pesca, Columbofilia, Clube Ornitológico, Rancho Folclórico e Escola Infantil de Música.
São estas colectividades que estão ao dispor do concelho. E o que o concelho tem dado a estas colectividades. 
O ano passado atribuiu metade das instalações da antiga escola de Santa Cruz à Associação Musical de Freamunde e outra metade à Guarda Nacional Republicana. 
Das antigas Escolas Amarelas metade para o Grupo Teatral Freamundense e outra metade para a Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós. De qualquer maneira são dádivas. Mas o que mais necessitam estas colectividades é de uma sala de espectáculos.
Há muitos anos que está prometida uma sala que até já tem um terreno comprado para o efeito, só que, por sermos uma simples terra não merecemos esse esforço. 
Se isto se passasse numa terra que os Freamundenses sabem há muito que estava construída. Mas como não se passa é deixar correr a “água”. Só que, como a água, quando é de mais galga em qualquer direcção e faz estragos. Não esperamos isso. Até porque este novo elenco camarário tem uma semana de funções. Mas não olvide esta terra e colectividades. Porque pode ser que esta terra e colectividades se olvidem do concelho a que pertencem.

Sem comentários:

Enviar um comentário