Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os idosos são para expulsar:

Antigamente ainda recebiam alguma estima e era-lhes pedido conselhos. Hoje a nova vaga de iluminados chegaram à conclusão que o idoso é para desprezar. Diz Voltaire: - "Um ancião é uma grande árvore que, já não tendo nem frutos nem folhas, ainda está presa à terra". 
Nada mais verdadeiro. E, o estar preso à terra, significa que o idoso ainda possui sentimentos e sabedoria para ensinar a esta cátedra de ignorantes que velam pelo nosso destino, que estão aquém, da sabedoria cultivada através dessa grande universidade que é a vida e o tempo.
Mas muitos, enquanto os idosos eram novos, sugaram-lhe o sangue e agora são gente para descartar. Triste País que tão maltrata os seus idosos. Depois admiram-se que lhes voltem as costas na Assembleia da República.
São gente que gastaram as energias com a vida e canseiras que levaram e agora a única que possuem é o desprezo. E, esse desprezo foi tal, que até o líder do grupo parlamentar do PSD já pediu a interdição de populares nas galerias da Assembleia da República. 
Sabíamos que o Presidente da República e os Ministros têm receio de sair à rua, agora são os deputados, que têm medo dos populares nas galerias. O desprezo tem mais força que qualquer arremesso de objecto ou impropério.
Por falar em desprezo lembro uma cena passada entre duas jovens. Um dia quando se encontraram uma pergunta à outra - O que representa esse vermelhão na cara? - Nem queiras saber - respondeu a ofendida. Foi o estúpido do meu pai que se desentendeu comigo e deu-me uma bofetada a qual me provocou esta mazela. - Que sorte - respondeu-lhe a amiga. - Sorte! - Exclamou a ofendida. Achas que levar uma bofetada é uma sorte! - É! - Responde-lhe a amiga. Não sabes o quanto eu desejava levar assim uma bofetada do meu pai mas em contrapartida só recebo desprezo.
Portanto, digo aos deputados da maioria que quando os idosos lhe viram as costas em sinal de desprezo que tenham cuidado que algo de mal está a acontecer. São pessoas que já não esperam nada da vida. Julgavam que estavam representados no Conselho de Estado - Conselho de Ansiães - mas nem ali, quem tem obrigação de olhar mais por esta classe se interessa, a não ser um ou outro conselheiro. 
Estes e as crianças merecem mais respeito porque são seres carentes. Por isso nada me surpreende que se volte ao tempo de pôr os idosos no cimo do monte com uma manta e uma broa de pão. Assim não admira que sejam expulsos e a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, foi rápida a dar-lhes ordem de expulsão.
Em lugar de fazer um exame de consciência sacode os idosos como quem sacode lixo para debaixo do tapete. Não se lembra que para ali estar andou a pedir votos aos idosos. E que como reformada nem ali se devia sentar. Uma pessoa que se reforma aos quarenta e nove anos de idade, que deve ter sido por incapacidade, como pode desempenhar aquele lugar! Aqui uso o adágio popular: quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não arte. 
Triste País que tem nos seus maiores representantes dois reformados. Se Assunção Esteves primasse mais pela boa educação entre deputados o País talvez lhe agradecesse.
Assim não. Admite palavrões e impropérios em lugar de impor respeito. Que saudades de Jaime Gama.  

Sem comentários:

Enviar um comentário