Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sábado, 26 de janeiro de 2013

Espero que estas letras não se tornem ocas e as orelhas moucas:


As Escolas Amarelas foram o local onde as crianças de Freamunde foram buscar sabedoria. Ainda me recordo da minha entrada. Não sabia somar, subtrair, multiplicar e dividir. Assim como não sabia juntar as letras e formar uma frase. Saí dali com as aptidões necessárias, descritas em cima, e distinguir o bem do mal.
Os livros primários traziam textos e histórias que nos davam conhecimento do que era a vida. "O Rico e o Pobre" e "A cidade e as serras". A história de Portugal desde Viriato a D. Manuel II. As serras portuguesas desde a do Larouco no distrito de Vila Real, à do Caldeirão, entre Alentejo e Algarve, a serra do Pico do Areeiro, na ilha da Madeira, à de S. Jorge, nos Açores.
Tudo isto agradeço ao professor Valente, professora Adelina e às Escolas Amarelas. Ali aprendi e brinquei.
Lembro-me e tenho saudades desses tempos. Por isso gostava que naquele edifício prontificasse sempre a cultura.
E, ao ver nas páginas das redes sociais, o pedido para que as Escolas Amarelas sejam transformadas em sede de instituições sem fins lucrativos, caso da Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós, também quero associar-me e, acrescentar o Grupo Teatral Freamundense, também merecedor dessa dádiva. São duas colectividades com pergaminhos na cultura Freamundense.
Com a inauguração do Centro Escolar e o vagar das antigas escolas nem seria preciso lembrar ou pedir a sua cedência.
Há pouco tempo, no aniversário da Associação Musical de Freamunde, foram-lhe cedidas parte das instalações das antigas Escolas de S. Cruz para ali fazer a sua sede e casa de ensaio. A outra metade já estava destinada para as novas instalações da Guarda Nacional Republicana. Entendo uma decisão acertada. Pena não haver a mesma lembrança para outras instituições.
Sabe a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Junta de Freguesia de Freamunde que há associações em Freamunde sem fins lucrativos: Grupo Teatral Freamundense e Associação Cultural Recreativa Pedaços de Nós.
A primeira sem sede e a segunda com uma sede alugada no Largo da Associação de Socorros Mútuos, com fracas condições e exígua para os vários grupos que a integram: Castanholas, Percussão, Big Band, Laços de Nós, Teatro e Poesia.
Além dos parcos recursos, sócios não são muitos e a quota anual bastante irrisória, se não fossem certos carolas há muito que tinha definhado.
Sabe-se que estamos numa era em que a cultura não representa nada para os nossos governantes nacionais e seria uma pena que viéssemos a dizer o mesmo dos nossos governantes locais.
Reconheço o esforço desenvolvido pelo vereador da cultura da Câmara Municipal, senhor António Coelho, que tem sido incansável no desenvolvimento da cultura de Freamunde.
Mas, para que esse reconhecimento ficasse nos anais de Freamunde era conseguir que as Escolas Amarelas fossem cedidas à Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós e Grupo Teatral Freamundense. Estas duas instituições merecem-no.
O concelho de Paços de Ferreira devia estar grato pela divulgação da cultura que estas duas instituições têm levado por este País fora. Por isso entendo que esta situação há muito que devia estar resolvida e não ser um grupo de Freamundenses a tomar a iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário