Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 21 de junho de 2011

10º. aniversário da A. C. R. Pedaços de Nós:

Como referi no intróito que dediquei na abertura das comemorações do 10.º aniversário da A. C. R. Pedaços de Nós de Freamunde aqui venho com a minha modesta opinião elevar o trabalho de quantos colaboraram.
Não é fácil pôr um programa destes à disposição do público, quando quem o produz é amador e gasta parte do seu tempo que devia de ser de ócio, abdica de tempo que regra geral é dedicado à família, para se tornar em tempo da família freamundense. Se ao menos for considerado pela população de Freamunde como um tempo ganho, então tudo está e acaba bem.
Disse um poeta e declamador no evento dedicado ao Encontro Nacional de Poetas Populares na apresentação do Livro Poesia Popular: tenho corrido o País de lés a lés, encontros dos mais variados, com poetas e nomes de associações mas, nunca encontrei uma com o nome mais apropriado que a A. C. R. Pedaços de Nós de Freamunde. Por que este nome diz à partida a forma de ser e sentir desta gente.
Quem ouve estas palavras e ditas desta maneira e não tendo nenhuma ligação a Freamunde soa-lhe a ocas. Quem nasceu nesta terra ou a ela está ligada pelas mais variadas razões não deixa que os pêlos dos seus braços se arrepiem. Foi o que aconteceu comigo. Por vezes não sabemos valorizar o que é nosso e damos mais valor ao pão de fora.
Neste mesmo evento apareceu uma poetisa que disse de Freamunde o que a maioria de nós não o diz desde a nossa nascença. Foi um regalo ouvir tal poema. Entendo que devia constar em qualquer livro dedicado a poemas sobre Freamunde. Diz a autora: - vou deixar para a Associação Pedaços de Nós e para Freamunde um pedacinho de mim. Se virem e ouvirem o vídeo que produzi e expus aqui no meu blogue, numa página dedicada às comemorações do 10.º aniversário da A. C. R. Freamunde apercebem-se do que quero dizer.
Houve manifestações das mais variadas e para todo tipo de gosto. Desde grupos de bombos, peças de teatro infantil, grupos corais e várias exposições. Todos os grupos tiveram boas actuações. Quero realçar o grupo Musicando de Viseu que nos presenteou com um vasto reportório de canções portuguesas e a tuna de Carvalhosa, nossa vizinha, que teve uma actuação digna de ser vista e ouvida. Terminou com uma surpresa: Freamunde é lindo e encantador que, tem mais de quarenta anos.  
O final aconteceu com o grupo de Castanholas de Freamunde que interpretaram um vasto reportório que é sempre do agrado dos Freamundenses.
Aqui quero registar o meu apreço por todos que colaboraram neste evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário