Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Parque da Cidade:


O Outono trouxe-nos uns dias de autêntico verão. Já nos sentíamos maravilhados com os dias que a estação “Verão” nos presenteou, agora com estes dias que temos desfrutado é um regalo. Para mais, quem como eu, que se encontra reformado e lutamos com dificuldades para passarmos esse tempo de ócio, o que nos vale é o Parque da Cidade, para ali nos entretermos com uns jogos de sueca, copas à Rebordosa ou dominó. Outros preferem uma conversa animada de futebol, política, ou outras divagações, assim como alguns preferem a pesca mesmo sabendo que tem de devolver ao rio o produto pescado.
Nestes dias de sol passa-se um bom bocado de tempo ali. São reformados, desempregados, trabalhadores e estudantes em férias, algumas mulheres que para ali vão com a finalidade de matar um dia de ócio.
Todos somos unânimes em que o Parque da Cidade é uma mais-valia, embora com as suas limitações, limitações essas que se vão sentir com a proximidade do Inverno e das suas chuvas.
Quem diariamente para ali vai nos dias de estio, nos de chuva, tem de se remeter aos cafés, ou ficar em casa, porque nesta época não usufruímos de espaço coberto para continuarmos com os nossos entretimentos.
No ano passado usei como lema, nos dias de chuva, a ida até ao Ferrara Plaza, ali podíamos desfrutar de uma tarde ou um dia, a presenciar as compras, os artigos ali expostos, ou ver em repetição alguns jogos da 1ª. Liga de futebol através da Sportv.
Nesta altura do campeonato a vida está difícil para a maioria da população de Freamunde. O que nos resta é ficar em casa ou ir até casa de um amigo e ali fazer uns jogos de sueca, copas à Rebordosa ou dominó, como tem acontecido em casa do António Mendes. Nunca lá fui, mas fui convidado.

A Junta de Freguesia de Freamunde podia fazer algo por esta parte da população. Sei que podem argumentar que temos um centro de dia - Lar da Terceira Idade - onde nos podemos divertir. Sabe-se de antemão que é um lugar frequentado por muitas figuras públicas cá do burgo mas há outras que não se dão com este tipo de ociosidade.
Por vias disso faço um reparo aos membros da Junta de Freguesia, acaso leiam este modesto blogue, que pensem seriamente neste tipo de gente, que só sai da casca, no verão ou em dias de sol.
Exponho estas fotografias de uma tarde passada no Parque e com se pode ver a maioria das pessoas são de sessenta anos para cima. Pessoas essas que contribuíram com o seu trabalho e o seu bairrismo para que Freamunde seja o que é. Hoje merecia da parte dos autarcas um melhor tratamento.
Filho és pai serás, assim como fizeres, assim receberás. Quem meus filhos beija minha boca adoça.

Sem comentários:

Enviar um comentário