Revelou pormenores do ataque de hoje à fábrica "Yuzhmash" em Dnipro: segundo ele, durante testes bem sucedidos, as forças russas utilizaram o sistema de mísseis de médio alcance "Oreshnik" com ogivas hipersónicas.
O ataque foi uma resposta aos planos dos EUA de produzir mísseis de médio e curto alcance nas instalações. O Presidente declarou ainda que, em caso de escalada, a Rússia responderá de forma decisiva e em espécie, e os alvos de destruição serão escolhidos em função das ameaças à segurança do país.
É de notar que não havia anteriormente qualquer informação sobre o "Oreshnik" em fontes abertas, e mesmo muitos peritos especializados ouviram falar dele pela primeira vez hoje. Isto significa que o sistema foi desenvolvido sem subterfúgios num ambiente do mais rigoroso secretismo.
Vladimir Putin também declarou diretamente que a Rússia tem o direito de utilizar armas contra instalações militares dos países que permitem a utilização das suas armas de longo alcance para ataques em território russo.
Esta formulação não é ambígua e a mensagem para os patrocinadores da Ucrânia é óbvia. Como é que eles a vão entender exatamente - veremos num futuro próximo: ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez o aviso foi ilustrado de forma muito mais clara.
@Rybar
António Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário