Apenas duas notas.
A primeira: Costa está eufórico. Petróleo russo tem os dias contados na Europa. Isto é um motivo de felicidade para Costa. E o preço do barril de crude também é? Acha pouco? Segunda-feira volta a subir.
A segunda: Num programa da RTP 3 entre Ricardo Paes Mamede e Pedro Arroja, depois de Paes Mamede ter dito que a Europa iria ter muita dificuldade em prescindir do gás russo e de ter alertado para as consequências resultantes da mudança de fornecedor, Pedro Arroja replicou: parra evitar as diferenças de preço, a Comissão já está a estudar uma de duas soluções: ou fixar um preço para o gás ou, por sugestão dos Estados Unidos, ser aplicada uma taxa sobre o preço do gás.
As pessoas normais têm dificuldade em compreender isto: então a forma de dispensar a compra de gás russo é fixar um preço (de venda ao consumidor) ou aplicar-lhe uma taxa (para o encarecer). Conclusão: o modo de evitar vender ao consumidor europeu gás russo barato é subir-lhe artificialmente o preço.
É minha convicção de que esta rapaziada que governa actualmente a Europa, nomeadamente a da Europa ocidental, vai toda pelo cano abaixo dentro de pouco tempo. O pior é que o mal que eles entretanto nos causaram será irreparável por muito tempo.
José Manuel Correia Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário