(Paulo Cannabrava Filho, in Diálogos do Sul, 19/05/2022)
Ainda que a elevação de 4,5% de um PIB de US$ 17,3 tri seja uma enormidade, o país está quase parando, pois crescia a ritmo alucinante de 10% ou mais ao ano.
Um espirro na China, o mundo se resfria, ou pior, fica de cama prestes a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Isto, agravado pelas sanções que os Estados Unidos estão impondo a seus aliados europeus, com o pretexto de castigar a Rússia, a gerar uma das maiores crises da história.
Estados Unidos, herdeiro da vocação belicista e expansionista dos europeus que colonizaram e povoaram a América do Norte, fizeram fama como sendo a grande potência das guerras e das mentiras. Fazem de tudo para ter uma guerra, sobretudo, mentem.
Impressionante. Como só diminuir o ritmo de desenvolvimento, e crescer 4%, a economia no mundo ocidental e cristão despenca. A China botou o pé no freio devido às medidas profiláticas de controle da covid-19 e à guerra dos Estados Unidos que está a paralisar a economia na UE. Sem ter quem compre, tem que parar de produzir.
Continuar a ler
Do blogue Estátua de Sal
Sem comentários:
Enviar um comentário