A candidata à Junta de Freguesia de Freamunde, pela CDU, Bruna Ribeiro, reuniu conjuntamente com alguns elementos integrantes da sua candidatura, com os elementos das associações representantes do manifesto “Centro Cultural de Freamunde”.
Os delegados das associações expuseram de forma clara e elucidativa as suas necessidades, ideias e visão de futuro, veiculando também a mais-valia das suas reivindicações para o panorama cultural e associativo geral do Vale do Sousa, especificamente do município de Pacos de Ferreira e em particular para o “berço da cultura municipal”, Freamunde.
A produção cultural municipal ultrapassa as cinquenta atividades anuais, apenas em Freamunde, o que por si só, justifica uma aposta numa terra que sempre demonstrou ambição e qualidade, no âmbito cultural e não só, através das suas associações.

Neste prisma, e tendo em conta que a cultura - um dos maiores ativos patrimoniais da nossa terra - merece um investimento sério, capaz e polivalente há já imenso tempo, a candidatura da CDU mostra-se de acordo, assinalando que o município necessita de facto de um espaço cultural digno e funcional. Realçamos que será imperioso ouvir e escutar todas as associações acerca das suas necessidades e projetos futuros aferindo assim valências e necessidades a um espaço que será de todos para todos, incluindo evidentemente todos os projetos culturais das freguesias vizinhas - partilhar a sala será um privilégio. Relembramos fortemente convictos, que a construção de um espaço cultural da envergadura pretendida, apenas faz sentido em Freamunde como reconhecimento pelo trabalho incansável das suas associações, algumas delas centenárias e pelo seu estatuto de avido consumidor de cultura. Este espaço cultural deve contar com estrutura organizacional e condições para a realização regular de espetáculos de natureza artística e não só. O centro cultural deverá possibilitar a realização de espetáculos culturais, concertos, congressos, seminários, convenções, eventos corporativos e sociais, cursos, “workshops”, ações de formação e exposições. O espaço em questão, ao ser erguido, satisfaz uma necessidade cultural emergente e constante, devendo constituir uma aposta cabal nas valências culturais de todo o concelho, de todas as freguesias e de todas as áreas e valências culturais. O lar da cultura deve constituir um espaço congregador unindo as diversas freguesias do município, fortalecendo laços e enriquecendo mentes.

Como mencionado durante o encontro, devemos agarrar a oportunidade de criar uma obra emblemática capaz de albergar e englobar vários ambientes. O espaço deverá estar ao serviço do município possibilitando uma experiencia cultural de qualidade, diversificada e equitativamente bem equilibrada.
Devemos analisar esta oportunidade histórica, também contemplando o aspeto económico. Sabemos de antemão que a cultura não tem preço e que os bons hábitos culturais no futuro não serão possíveis de quantificar, os nossos jovens merecem esse espaço pois o futuro a eles pertence. Contudo, devemos sempre considerar o impacto na economia local.
O enriquecimento da oferta cultural permite uma valorização da agenda cultural do município, permitindo assim novos públicos e uma diversificação do mesmo.
A candidatura da CDU considera que pretende gerar consenso e fazer acontecer - vença o acto eleitoral quem vencer! A CULTURA tem de ser opção em Paços de Ferreira. Trabalharemos em prol do triunfo da cultura e no enriquecimento imaterial dos nossos jovens. Lutaremos pelo lazer e pela diversão dos cidadãos deste município. A cultura é um sentimento que deve ser propagado.
CDU Freamunde
Sem comentários:
Enviar um comentário