Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Junta de Freguesia de Freamunde:


Freamunde celebra hoje, dia 19 de Abril de 2021, duas décadas de um dos momentos mais marcantes da sua história: a sua elevação ao estatuto de Cidade.
Um marco importante na vida centenária da nossa povoação. Uma designação que muitas vezes perde o seu valor pela repetição e banalização do termo “cidade” mas que, na realidade, representa a validação do crescimento e progresso constante da nossa terra.
Esta data marca, não apenas um momento legislativo fechado com um selo de “aprovado” e esquecido no tempo para gerações futuras. Marca a progressão de um povo, a afirmação de uma comunidade e a valorização da nossa história partilhada.
Como tal, deve ser lembrada e celebrada por todos os Freamundenses. Temos o direito de nos sentirmos orgulhosos por fazermos parte de uma comunidade com um espírito único. Um povo que faz jus ao lema “Terra de Trabalho, Cultura e Paz” de forma constante e que honra as suas tradições e origens com um afinco raro.
Freamunde Cidade existe não apenas em decretos de lei ou mapas. Existe também, e acima de tudo, nos corações dos Freamundenses.
Celebramos duas décadas de Freamunde Cidade hoje.
Pelo segundo ano consecutivo, não o podemos fazer com a proximidade que gostaríamos e que esta efeméride merece.
Mas celebramos este dia igualmente em espírito, como verdadeiros Freamundenses.
Parabéns Freamunde Cidade! Duas décadas passaram. Que venham muitas mais.

Ps - Associo-me a esta lembrança e sou um dos que achei que Freamunde estaria melhor como vila.

Hoje reconheço que se ganharam certos atributos com a passagem a cidade. Caso das obras que foram conseguidas através desse estatuto. Se fossemos uma vila não eram atribuídos os subsídios para o seu melhoramento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário