Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 13 de abril de 2025

Carlos Matos Gomes, capitão de Abril:

Faleceu hoje um dos mais fascinantes capitães de Abril. Homem de enorme coragem física, intelectual e cívica mostrou ser na guerra dos mais intrépidos e na paz dos mais lúcidos e fecundos pensadores.
Militar, historiador, escritor e pensador deixa uma obra notável onde avultam romances de grande qualidade, certamente o maior sobre a guerra colonial, Nó Górdio, e um livro que retrata bem o que foi essa guerra tenebrosa em que a ditadura precipitou a geração que foi a dele e de muitos de nós, Geração D.
Matos Gomes desmascarou as ideologias que disfarçam interesses e nunca teve medo de pensar. Cidadão impoluto, exerceu uma notável pedagogia cívica e nunca se conformou com o politicamente correto.
Não era o catequista que queria persuadir os outros do seu ideário, era um militante da liberdade coerente com o pensamento.
Vai fazer-nos muita falta, mas ficam dezenas de livros e milhares de artigos seus em que exerceu a pedagogia cívica e ajudou a refletir os que dele divergiam, e era a maioria.
Obrigado, Matos Gomes.
Carlos Esperança

Sem comentários:

Enviar um comentário