Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

SC Freamunde:

Liderança Recuperada em Jogo de Sentido Único

SC Freamunde vs USC Baltar, 6-0

Liderança Recuperada em Jogo de Sentido Único  

Campeonato da Divisão de Honra Distrital da AF Porto – Serie 2

21ª Jornada

SC Freamunde, 6 – USC Baltar, 0

Complexo Desportivo do SC Freamunde

SC Freamunde: Manu, Joni Iuri, Simão, Xicão, Tiago Pereira (Rui Marques, 45’), Edu Santos, Fábio Brandão, Paulo Ferreira (Nelinho, 53’), Cardoso (Fábio Lima, 73’), Bruno (Rui Camelo, 73’) e Abílio Neto (Rafa, 53’).

Treinador: Mauro Silva

USC Baltar: Ricardo, Polido (Miguel, 45’), Emanuel, Eduardo, Adriano, Futy (Rafa Leal, 58’), Vitinha, Rúben (Morgadinho, 9’), Miguel Ferreira (António, 75’), Tasca (Carlitos, 58’) e Gonçalo.

Treinador: Eduardo Moreira

Ao intervalo: 3-0

Marcadores: Abílio Neto (3’), Simão (19’), Edu Santos (30’), Bruno (52’), Emanuel (72’ p.b.) e Rafa (90’)

O SC Freamunde entrava em campo a saber que uma vitória colocaria pressão no jogo em Lever, onde o primeiro classificado, SC Nun’Álvares, visitou o Leverense, quarto na classificação. Por sua vez, o Baltar, que vinha de uma vitória que permitiu à equipa respirar melhor na classificação, não teria tarefa fácil em Freamunde.

Desde o apito inicial que a equipa da casa mostrou ao que vinha: a pressionar alto e a procurar chegar rápido à área adversária, o Freamunde só precisou de 3 minutos para abrir o marcador. O Freamunde recuperou rapidamente a bola junto à área do Baltar, Paulo Ferreira rematou forte para defesa incompleta e Abílio, sozinho, só teve de encostar e confirmar o seu regresso aos golos.

O Freamunde continuou a carregar. Logo no minuto seguinte, Bruno rematou para defesa de Ricardo. Depois, foi a vez de Edu tentar o golo, mas a bola saiu um pouco ao lado. A equipa da casa conseguia chegar à baliza adversária com relativa facilidade. Paulo Ferreira rematou à figura, aos 11’, e Bruno permitiu a defesa de Ricardo, ao minuto 12, num lance em que ficou a reclamar penalti.

O segundo golo era uma questão de tempo e apareceu aos 19’. Num canto batido de forma curta, Paulo Ferreira passou a Cardoso, que devolveu ao médio. Paulo Ferreira cruzou largo, para o segundo poste, onde estava Bruno que, de cabeça, assistiu Simão no coração da área e o defesa central cabeceou para o 2-0. 

Mesmo em vantagem, o Freamunde acumulava situações de golo. Aos 27’, foi Edu a deixar Cardoso na cara de Ricardo, mas o extremo desviou a bola ligeiramente ao lado do poste direito. À meia hora de jogo, Edu Santos inventou o melhor golo da tarde. Junto à grande área do Freamunde, Edu Santos recebe a bola após um corte de Tiago Pereira. O capitão do Freamunde conduz a bola pelo lado esquerdo, aguenta a pressão de Vitinha, consegue ultrapassar o adversário e passa a Abílio. O ponta de lança acompanha a progressão de Edu e passa-lhe a bola, deixando-o na cara de Ricardo. Edu Santos não tremeu e fixou o resultado em 3-0 ao intervalo.

A segunda parte começou da mesma forma que a primeira: com golo freamundense. Ao minuto 52’, Cardoso conduz da esquerda para o meio à procura de espaço para rematar. Importunado pela defesa do Baltar, a bola acaba por sobrar para Bruno que, à entrada da área, rematou colocado para o 4-0. Nos festejos do golo, o treinador Mauro Silva chamou Rafa e Nelinho para uma dupla substituição, dando, assim, oportunidade a Nelinho de se estrear com a camisola do SC Freamunde.

Rafa ficou próximo do golo na primeira tentativa de que dispôs, mas não conseguiu emendar o cruzamento de Joni. Pouco depois, foi o lateral direito a ficar perto do golo, depois de Nelinho, numa boa jogada pelo meio, ter encontrado Joni sozinho. Ricardo opôs-se com uma boa defesa ao remate do lateral. Joni exibiu-se em muito bom plano, mostrou confiança com bola e apareceu várias vezes como apoio no ataque.

Aos 70’, Cardoso, de livre direto, rematou pouco ao lado, numa ameaça para o golo que surgiria dois minutos depois. Na sequência de um canto, Cardoso cruzou para o coração da área e Emanuel, defesa do Baltar, tenta cortar de cabeça, mas a bola vai no sentido contrário ao pretendido e entre junto ao ângulo da baliza de Ricardo, não dando hipótese de defesa ao guarda redes.

Até final, o Freamunde ainda conseguiu chegar ao 6-0. Também de canto, dois reforços de inverno fecharam as contas. Nelinho bateu o canto e Rafa desviou de cabeça para golo.

O resultado é justo pela superioridade que a equipa da casa demonstrou desde o apito inicial. O Baltar não teve argumentos para discutir o jogo e não criou qualquer perigo a Manu. Gonçalo era o mais inconformado, mas estava demasiado sozinho na frente para conseguir ultrapassar a defesa freamundense.

O SC Freamunde aproveitou o segundo deslize consecutivo do SC Nun’Álvares e fechou a jornada como novo líder da série. Na próxima jornada, a equipa freamundense visita o SC Campo. A equipa de Baltar caiu um lugar na classificação, devido à vitória do Penamaior sobre o Bougadense e encontra-se em zona de despromoção. Na próxima jornada, recebe o Estrelas de Fânzeres.

Gazeta de Paços de Ferreira 

Sem comentários:

Enviar um comentário