Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quinta-feira, 28 de março de 2024

COMEMORAR ABRIL:

O apagamento da autoria e desempenho de Otelo Saraiva de Carvalho no 25 de Abril, omitindo e revertendo o passado, como tentativa de o eliminar da História, está a atingir proporções inauditas!

O odioso regime stalinista, tem sido fonte de inspiração para os sucessivos governos, instituições e media pós 25 de Novembro, na arte do expurgo e da falsificação da História, apagando a figura de Otelo das ‘’fotografias’’ em que o seu papel foi determinante. Trabalho desenvolvido por figurantes de pé de página, ignorantes e reaccionários, alguns fascistas, têm dado o seu contributo para a mistificação da História portuguesa contemporânea.

Também Marcelo Rebelo de Sousa e o ‘’socialista’’ António Costa ao não promulgarem o luto nacional pela morte de Otelo, inscreveram-se na História negativamente, com o único registo verdadeiramente ‘’relevante’’ da sua actividade política.
Na mesma linha de actuação se deve considerar a atribuição de condecorações a tudo que vestia farda em Abril. Foi, como se diz, à molhada, uma forma de o poder desvalorizar aqueles que de facto a justificavam. Ao generalizar-se a medida, esvaziou-se a sua valoração, para gáudio de alguns premiados vestidos de Abril.
Até a Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril se integrou nessa estratégia da história sem autor repleta de omissões e distorções, em vez de aproveitar o seu papel para homenagear e distinguir os militares de Abril que efectivamente foram determinantes nos acontecimentos. Ao invés atribui a valia do feito generalizadamente a uma displicente e vaga denominação de ‘’militares de Abril’’, que a avaliar por alguns desses condecorados, descaracteriza, pela ambiguidade, a natureza do próprio golpe militar, que como se sabe, foi antifascista.
O que para além do pouco que se diz atrás, seria pertinente, justo e necessário fazer à Comissão das Comemorações, era informar os portugueses da verdade escondida da absolvição de Otelo de todos os crimes de que falsamente foi acusado.
É imperativo a esta Comissão das Comemorações reabilitar Otelo pelas seguintes razões:
1.Ter sido um dos principais organizadores do golpe militar de 25 de Abril de 1974, tendo planeado e comandado as operações até à vitória final com a consequente queda do fascismo
2. Não se ter provado que pertencesse à organização Forças Populares 25 de Abril
3. Ter estado 5 anos detido, em prisão preventiva, sem qualquer trânsito em Julgado
4. Ter sido anulado pelo Tribunal Constitucional, o julgamento de autoria moral de que era acusado
5. Por a amnistia promulgada, não ter tido qualquer incidência na sua libertação, que se verificou por excesso de prisão preventiva
6. Ter sido finalmente absolvido pelo Tribunal da Boa-Hora e pelo Tribunal da Relação, com trânsito em julgado, de todos os crimes materiais que lhe eram atribuídos.
Em suma, a memória de Abril e de Otelo Saraiva de Carvalho, apesar de adulterada, perdurará intacta na cabeça e no coração de muitos portugueses. Ninguém a extinguirá!
‘’Atrás dos tempos vêm tempos e outros tempos hão de vir…’’
José Mouta Liz
Lisboa, 28 de Março de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário