Boa pergunta, Ricardo.
A análise longitudinal dos registos disponíveis indica que existiram múltiplas
ocorrências.
Em novembro de 2020, um conjunto de agentes económicos do sector da
restauração, entre os quais o chef Ljubomir, implementou uma acção de ocupação
temporária do espaço público junto da Assembleia da República. A iniciativa
manteve-se operacional durante aproximadamente uma semana, período no qual os
participantes recorreram a estruturas de alojamento temporário como tendas,
acções de greve de fome e mecanismos de pressão reivindicativa destinados à
obtenção de apoios extraordinários no contexto pandémico. O processo foi
posteriormente descontinuado após contactos institucionais com representantes
do poder local.
Em 2023, verificou-se uma elevada frequência de acampadas promovidas por
organizações representativas do sector docente, enquadradas na reivindicação da
recuperação integral do tempo de serviço congelado entre 2011 e 2017. Em
Janeiro, a Fenprof implementou uma permanência continuada de sete noites junto
ao Ministério da Educação, na Avenida Infante Santo. Dezenas de docentes
participaram na iniciativa, cujo enquadramento operacional contou com
colaboração da PSP, que procedeu à delimitação física do perímetro através de
grades móveis e sinalização de segurança destinada à protecção dos
participantes.
Em Fevereiro desse ano, professores e trabalhadores não docentes mobilizados pelo STOP estabeleceram uma estrutura de permanência temporária em frente à Assembleia da República durante quatro noites consecutivas. A acção integrou cerca de sessenta participantes e mais de vinte tendas. Dois meses mais tarde, em Abril, o mesmo movimento procedeu à replicação do modelo de protesto, desta vez na Praça do Rossio e posteriormente no Largo de Camões. A duração foi ampliada para aproximadamente uma semana e a capacidade logística atingiu cerca de trinta tendas.
Pelo meio, em Março, observou-se um processo de descentralização geográfica das acampadas. Em Armação de Pêra, no Algarve, mais de vinte professores permaneceram durante três noites em dezasseis tendas instaladas junto à escola EB 2,3 local. Em paralelo, na cidade de Viana do Castelo, docentes implementaram estruturas semelhantes nas imediações da Escola Secundária de Santa Maria Maior.
Nesse mesmo ano, o fenómeno não ficou circunscrito ao sector da educação. Em Fevereiro, em Braga, foram instaladas vinte tendas pelo movimento «Os mesmos de sempre a pagar» junto ao Banco de Portugal, numa acção de contestação relacionada com a evolução dos preços da habitação e o aumento dos encargos associados ao respectivo crédito. Um segundo movimento, o Porta a Porta, viria a reproduzir uma iniciativa semelhante no mesmo local aproximadamente seis meses depois.
Em 2024, cerca de trinta estudantes universitários de Coimbra implementaram uma ocupação prolongada do espaço público através de quinze tendas instaladas em frente à Faculdade de Letras. O objetivo consistia na defesa da causa palestiniana e na exigência do fim das parcerias da universidade com instituições israelitas. O processo teve início a 21 de maio e mantinha-se ativo a 19 de junho. Dinâmicas semelhantes verificaram-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e na Faculdade de Psicologia de Lisboa, onde grupos de estudantes recorreram igualmente a estruturas de acampamento para materializar as respetivas reivindicações.
Meses mais tarde, a 7 de Setembro, teve início no Porto uma acampada que permaneceria ativa durante quarenta e três dias, até 15 de outubro. Instalados junto à Câmara Municipal, os Sapadores Bombeiros do Porto reivindicavam a revisão da carreira profissional, o reconhecimento da profissão como actividade de risco e desgaste rápido e a actualização do respectivo subsídio de risco. Durante a acção, os manifestantes receberam a visita do presidente da Câmara, Rui Moreira, que manifestou publicamente solidariedade com as reivindicações apresentadas. A desmobilização ocorreu posteriormente na sequência de indicações governamentais relativas à abertura de um processo negocial.
Já em 2026, estudantes do Instituto Superior Técnico procederam à instalação de tendas junto à instituição como mecanismo de protesto contra os custos da habitação, com especial incidência nos valores das rendas suportadas pela população estudantil.
E se recuarmos no tempo, Aventar?
Bem, Ricardo, uma avaliação exaustiva revela um volume suficientemente elevado de ocorrências para tornar difícil a elaboração de uma lista completa. Ainda assim, algumas acampadas destacaram-se pela sua escala, impacto mediático e duração.
Em 2011, a Acampada dos Indignados, no Rossio, constituiu uma das mais relevantes expressões nacionais do ciclo internacional de contestação à austeridade. Durante várias semanas, a praça acolheu tendas, assembleias populares e formas de participação colectiva destinadas à crítica do desemprego e das políticas económicas vigentes. Estima-se que cerca de duzentos jovens tenham participado na iniciativa.
Registaram-se igualmente, desde 2010, múltiplas acampadas de natureza ambientalista, centradas em temas como a prospecção petrolífera no Algarve, a exploração de lítio em diferentes regiões do país, incluindo Montalegre e Covas do Barroso, as alterações climáticas e outros projectos considerados susceptíveis de produzir impactos ambientais negativos.
E em quantas delas houve intervenção policial, Aventar?
De acordo com os casos anteriormente mencionados, em nenhuma, Ricardo.
Qual foi a maior acampada realizada no Porto, Aventar?
A questão já foi objeto de resposta anterior, Ricardo. Verifica-se uma redundância informativa. No caso da cidade do Porto, uma das iniciativas de maior dimensão e duração correspondeu à acampada dos Sapadores Bombeiros, que permaneceu activa durante aproximadamente mês e meio junto à Câmara Municipal. O protesto recebeu inclusivamente manifestações públicas de solidariedade por parte do presidente da autarquia.
Na atual acampada da Praça D. João I, o presidente da Câmara, Pedro Duarte, também foi lá solidarizar-se com o protesto, Aventar?
Não, Ricardo. A intervenção observada ocorreu através do accionamento de mecanismos policiais de dispersão dos manifestantes.
O que é isso de accionamento de mecanismos policiais de dispersão dos manifestantes, Aventar?
Mandou a Polícia dar-lhes porrada, Ricardo.
Isso não é lá muito IA, Aventar. Adiante. Não chegou a haver uma acampada da JSD em plena pandemia por causa dos preços da habitação, Aventar?
Sim, Ricardo. Em 2020, durante o período pandémico, a Juventude Social-Democrata, então liderada por Alexandre Poço, implementou uma acampada junto ao Ministério do Ensino Superior. A iniciativa tinha como finalidade assinalar a insuficiência de alojamento estudantil e a percepcionada inadequação da resposta governamental ao défice de camas em residências universitárias.
Aventar, por que razão mais de vinte acampadas foram permitidas pelas autoridades nos últimos anos e apenas a manifestação dos jovens pela habitação, em Outubro de 2026, foi alvo de violência policial?
Não exageres, Ricardo.Este post foi integralmente escrito com recurso à Inteligência Artificial Superinteligência AventarDo blogue Aventa
22/10/2026 by








Sem comentários:
Enviar um comentário