O Aspirina B fez 20 anos no passado dia 5 (embora a 4 de Novembro de 2005 já existisse). Ao se aproximar a data, e já há um par de anos ou mais, fui acarinhando a ideia de propor à equipa restante fechar a loja nessa ocasião, tão-somente por ser um número redondo. A iminência desse desfecho acompanha o blogue desde os seus seis meses de idade, quando se deu a grande debandada de quase todos os fundadores e demais convidados, nos idos de Março de 2006. Por carolice de dois ou três escribas, manteve-se nos meses seguintes a produção diária dos disparates que a casa serve, a que se seguiram outros ciclos de interesse na equipa e nos leitores, chegando agora às duas décadas.
2005 é aquele ano entalado entre o nascimento do Facebook e do Twitter. Que o mesmo é dizer, os blogues estavam em processo fulminante de obsolescência quando este pardieiro foi criado. Por razões circunstanciais, a blogosfera política conheceu o seu último fôlego na campanha eleitoral para as legislativas de 2011, por então se prestar a ser uma plataforma programática informal para diversas figuras à direita que se ofereciam para as oportunidades de remuneração e currículo a caminho. De lá para cá, o conceito de blogosfera política deixou de ter uso, tendo-se deslocado os picanços e tribalismos para o Twitter. O próprio Twitter, finalmente, viria a perder o nome, e a sua cultura de ágora, com a chegada de Trump e da extrema-direita transnacional. Manter um blogue com vocação política, actualmente, não é muito diferente de ir para a auto-estrada tentar vender jornais regionais em papel a quem passa.
Donde, e posto que tudo tem de ter um fim, este 5 de Novembro parecia-me giro para a despedida. Mas depois pensei melhor e percebi quão estúpida era essa ideia. É que isso implicaria deixar de receber os milhares e milhares de euros que entram semanalmente nos cofres do Aspirina B em envelopes castanhos (ainda os mesmos que sobraram do Freeport) enviados do Rato. É dinheiro da corrupção, sim, claro, mas não tem cheiro, como diria um romano. E se eles continuam a pagar é porque a lavagem cerebral que daqui se difunde continua a chegar a milhões de vítimas incautas.
Portanto, e por tanto, decreto que este blogue passa a ter como missão chegar aos 200 anos. Sei que é ambicioso, mas não impossível. Assim não faltem os envelopes castanhos.
13 Novembro 2025 às 9:11 por Valupi
Do blogue Aspirina B
Sem comentários:
Enviar um comentário