Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Ainda a propósito do arraial montado na Normandia:

Para celebrar os 80 anos do desembarque aliado (que De Gaulle classificou como uma ocupação anglosaxónica da França) - Retirado do pos de Mário Morais.
O desembarque de 6 de junho foi o caso dos anglo-saxões, dos quais a França foi excluída. Eles estavam bem determinados a estabelecer-se na França como em território inimigo!
Como se tivessem acabado de o fazer em Itália e como estavam prestes a fazê-lo na Alemanha! Eles tinham preparado seu AMGOT, que deveria governar soberanamente a França à medida que seus exércitos avançavam. Eles tinham imprimido a sua moeda falsa, que teria sido forçada. http://bigot45.free.fr/bigot/faussemonnaie.htm teriam sido conduzidos em países conquistados.
Isto é exatamente o que teria acontecido se eu não tivesse imposto, sim imposto, meus comissários da República, meus prefeitos, meus subprefeitos, minhas comissões de libertação! E quer que eu vá comemorar o desembarque deles, quando foi o prelúdio de uma segunda ocupação do país?
Não, não, não contem comigo! Quero que as coisas aconteçam graciosamente, mas não é lá que eu pertenço! ”
A. Peyrefitte "Foi de Gaulle" - volume II - capítulo 14.
Carlos Matos Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário