Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sábado, 30 de abril de 2022

SOBRE O FILHO DE JOE BIDEN QUE DONALD TRUMP QUIS TRAMAR, PARA TRAMAR A CANDIDATURA DO PAI À PRESIDÊNCIA DOS EUA:

Robert Hunter Biden, nascido em Wilmington, a 4 de fevereiro de 1970, é um advogado e ‘lobbyst’ americano, segundo filho do atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. É sócio da ‘Rosemont Seneca Partners’, uma empresa de consultores internacional. Hunter Biden foi membro da administração da ‘Burisma Holdings’, importante produtor ucraniano de gás natural, de 2014 a 2019, tendo ganho milhares de milhões de dólares. Em 2019, o então presidente americano Donald Trump alegou que Joe Biden tinha pedido a demissão de um promotor público ucraniano para proteger o seu filho Hunter Biden e a ‘Burisma Holdings’, embora não tenham encontrado provas concretas que sustentassem a acusação. A tentativa de Trump, de pressionar o governo ucraniano a investigar os Biden, pai e filho, retendo a ajuda externa à Ucrânia, deu origem a um inquérito de impeachment contra Trump em Setembro de 2019.
Depois de se Licenciar em Direito, Hunter Biden entrou para a MBNA America, uma grande holding de bancos. Entre 1998 e 2001, trabalhou no Departamento de Comércio dos EUA no sector do comércio eletrônico. Tornou-se lobista em 2001. Neste mesmo ano foi fundada a empresa Oldaker, Biden & Belair, tendo Hunter Biden sido um dos seus cofundadores. Segundo Adam Entous, do jornal The New Yorker, Biden e seu pai terão estabelecido um acordo segundo o qual «Joe Biden não pergunta a Hunter Biden nada sobre seus clientes de lobby assim como Hunter não revela ao pai sobre eles». Em 2006, Hunter Biden e seu tio, James Biden, tentaram comprar a ‘Paradigm’, grupo que trabalha com fundos especulativos, mas o acordo foi abortado. Nesse mesmo ano, Hunter Biden foi nomeado pelo presidente George W. Bush para o conselho de administração da Amtrak, da qual foi administrador entre 2006 e 2009.
Entretanto o então vice-presidente Joe Biden ter-se-á juntado a outros líderes ocidentais pressionando o governo da Ucrânia a demitir o principal promotor público do país, Viktor Shokin, que a ‘New York Magazine’ acusou (!) de ser «geralmente considerado como corrupto». E o Parlamento ucraniano votou a demissão de Shokin em Março de 2016. Em 2019, o presidente Donald Trump e seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, alegaram que o vice-presidente Joe Biden havia realmente pedido a demissão de Shokin para proteger seu filho, Hunter Biden, e a empresa de que era administrador, a ‘Burisma Holdings’. Em Maio de 2019, Viktor Shokin afirmou que foi demitido porque estava investigar activamente esta empresa, mas altos funcionários dos EUA e da Ucrânia declararam que a investigação sobre a ‘Burisma’ já estava "adormecida" no momento da demissão de Shokin. Em suma: não havia provas concretas de que Hunter Biden estivesse sob investigação do Governo da Ucrânia ou de que o seu pai, o ex-vice-presidente Joe Biden, tenha influenciado a demissão de Shokin para proteger o seu filho ou a ‘Burisma Holdings’. Em julho de 2019, Donald Trump ordenou o congelamento de 391 milhões de dólares de ajuda militar à Ucrânia, pouco antes de uma conversa telefónica com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, na qual Trump terá pedido a Zelensky que fosse retomada uma investigação aos dois Biden, pai e filho. Em 24 de setembro de 2019, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos iniciou uma investigação formal de impeachment contra Trump, alegando que ele teria retido a ajuda externa dos EUA para fazer chantagem ao Governo ucraniano, no intuito causar dano à campanha eleitoral de Joe Biden para a presidência, em 2020.
É verdade que Hunter Biden tem estado envolvido em diversas controvérsias pessoais, principalmente relacionadas com o vício e consumo de drogas. De facto, em 2013, o filho de Joe Biden, então vice-presidente dos EUA, foi afastado da Marinha, onde cumpria serviço militar em regime de 'part-time', por ter acusa positivo (cocaína) num teste de despistagem de drogas. Sua ex-mulher, Kathleen Biden, afirmou, aliás, que ele dilapidou de forma "extravagante" boa parte dos dinheiros da família com drogas, prostitutas, clubes de “striptease” e "presentes" a mulheres que foram suas amantes. Kathleen divorciou-se de Hunter Biden em 2017. - WIKIPÉDIA
Hunter Biden e o pai, Joe Biden...

Alfredo Barroso

Sem comentários:

Enviar um comentário