Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 19 de julho de 2020

Personagens de Freamunde:

Vitorino Ferreira

Muitos Freamundenses não sabem quem foi esta personagem. Só pessoas com mais de cinquenta anos se podem lembrar. Hoje se fosse vivo teria uns cento e vinte a cento e trinta anos. Personagem austera. Mas sempre disponível para ajudar a sociedade. Na altura das Festas da Vila – não soube outro nome – e no Inverno apareciam a Freamunde pessoas a quem hoje apelidamos de sem abrigo: guarda-soleiros, amoladores de Facas, Tesouras e afins. Aqui em Freamunde, ou seja, no Lugar do Miraldo, nos palheiros do Sr. Vitorino Ferreira, tinham sempre o seu poiso.

Tinha muitas particularidades. Em Miraldo onde tinha a sua residência e campos de lavoura por isso a sua companhia era uma Enxada e o inseparável Sobretudo sempre pelas costas. As valetas em Miraldo sempre limpas. Dava gosto vê-lo a raspá-las.

Era um homem alto, ou será que eram os meus olhos que assim o viam. Também não admira. Eu era um miúdo com sete ou oito anos. Mas com o andar do tempo sempre o via como alto.

Foi das primeiras pessoas em Freamunde a ter aparelho de televisão. Assim em trinta e um de Maio de mil novecentos e sessenta e um em Berna o Benfica disputou a final da Taça dos Campeões Europeus contra o Barcelona. Como disse as televisões rareavam e Freamunde. Os Cafés iam estar à “pinha” ganapos – tinha doze anos – como eu não tínhamos ali espaço nem dinheiro para a despesa. Assim só me restava ir até casa do Sr. Vitorino Ferreira a ver se ele tinha a amabilidade de me deixar assistir ao jogo. Não tive complicações. Até porque cheguei bem cedo.

A casa do Sr. Vitorino Ferreira tinha uma cozinha e sala de jantar ampla. Estava à pinha. Do lugar de Miraldo, Bouça, Boavista e alguém de Figueiró – lembro o Sr. Pontes que também comparecia quase diariamente para jogar o Solo. Quase que não dava para respirar. Para ver as jogadas os mais retirados tinham de levantar a cabeça de vez em quando.

Trago à colação estas recordações e tenho pena de não possuir nenhuma fotografia para dar visualidade ao Sr. Vitorino Ferreira. Quando passo no Lugar de Miraldo parece que o vejo de Enxada na mão e de Sobretudo pelas costas e as valetas sempre limpas.

Pessoas destas merecem ser lembradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário