quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vamos ao Teatro:



Introdução:

Esta página já esteve publicada mas por motivos alheios ao seu autor houve um qualquer erro. O que me levou a produzir outra. Quero dar conhecimento desta peça a quem acompanha este blogue.
Dizem que de são e de louco todos temos um pouco. Eu digo que de real e de actor uns tem mais que outros. 

Estes vídeos que estou exibindo sobre “Freamunde de Ontem e de Hoje”, é de uma representação a que os actores já nos habituaram.
Vem isto a propósito dos actores de teatro que o Grupo Teatral Freamundense e o grupo de teatro Pedaços de Nós têm criado.
Sinto um pouco de inveja mas reconheço que não podem ser todos actores,  às vezes, em certas ocasiões somos obrigados a sê-lo.

Dá prazer ver como actuam! Todos amadores, ensaiando conforme podem mas nos dias de espectáculo fazendo-o com uma dedicação, expondo o seu melhor, que dão a entender que se trata de profissionais.
Aliás se fossemos a uma cidade qualquer e numa casa de teatro resolvêssemos ir assistir a uma peça, não víssemos o cartaz, os actores estavam a representar com um capuz para não se ver a cara e no fim ao receber os aplausos do público, deparássemos com os actores do GTF ou do Pedaços de Nós. O que diríamos?

De certeza que ficávamos todos embevecidos com tal actuação! É o que acontece. Mas às vezes gostamos mais do pão do vizinho e não damos o real valor ao que é nosso.
É ver que numa casa com poucas condições como é a Associação dos Socorros Mútuos, o público está quase em cima do palco, não há lugar para os músicos, enfim um sem número de coisas. A maioria dos grandes feitos aconteceram em palcos imprevistos e de fracas condições e nem por isso deixaram de se fazer ou acontecer.

Isto leva-me a comparar o velhinho Carvalhal, não tinha nenhumas condições e ali realizaram-se grandes jogos e de fino futebol, ao contrário, o Complexo Desportivo tem condições e o futebol bem jogado desapareceu, não se vê ali.
Não me refiro só a esta época. Por isso digo. As condições ajudam muito mas não são tudo, há fatos novos que em certas pessoas ficam mal e há fatos velhos que caem bem seja em quem for. É como costumo dizer, tem-se que ter queda.Talvez dêem mais que qualquer outro mas não somos todos da mesma massa. Mas que há bons actores e é um regalo vê-los, lá isso é.

Como disse os vídeos exibidos são da peça Freamunde de Ontem e de  Hoje. Vejo ali interpretações que qualquer actor ou actriz profissional não o desempenhava melhor. Percebo pouco de teatro mas sei reconhecer uma boa interpretação e nesta peça há um punhado delas.
Bem-haja porque elevam o teatro que se faz em Freamunde e assim demonstra-se os dotes artísticos que aqui produzimos. Não vou dizer quais as personagens que para mim estão melhores representadas. Umas melhores que outras, mas como em tudo, os de menos importância têm um real valor. Um grande motor, não resiste sem um pequeno parafuso, tudo tem estar interligado. É o que acontece com a maioria dos papéis ali representados.

Sempre ao Teatro.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário